builderall


Sua empresa está de acordo com o Compliance Tributário? 


Quem possui empresa sediada no Brasil, sabe muito bem que o ambiente tributário do país é extremamente complexo, onde se paga uma elevada carga tributária as organizações governamentais além dos custos envolvidos no processo de apuração de impostos e entrega das obrigações acessórias.

E mesmo com todo esse arsenal envolvido as empresas ainda se deparam com multas fiscais por diversas não conformidade fiscais.

Um verdadeiro desafio diário para as empresas se manterem dentro do Compliance nesse país. E não é à toa que o Brasil em 2019 bateu o recorde de 35,17% do PIB de carga tributária segundo estudos elaborado pelos economistas José Roberto Afonso e Kleber Pacheco de Castro.

Nas próximas publicações iremos explicar melhor o que é Compliance Tributário e porque ele é importante para as empresas que estão inseridas no ambiente tributário complexo e burocrático brasileiro. Não deixe de conferir!

O termo ?compliance? significa, no português, ?conformidade? ou seja, estar de acordo com determinada regra, lei , regulamento , normas estabelecidas para cada segmento da empresa.

Diante do exposto o Compliance Tributário é uma auditoria, revisão que toda empresa aplica das informações tributária apuradas e entregue ao fisco, garantindo que está dentro da conformidade acima mencionado, bem como para identificar antecipadamente erros ou inconsistências que poderiam gerar um passivo tributário. (multas, auto de inflação, etc ) .

Para realizar um compliance tributário de forma simples e objetivo as empresas devem se atentar para alguns processos abaixo elencado:

Percebe-se que as empresas hoje atuam de forma mais reativa do que antecipativa ao Compliance Tributário.

Estudos apontam que maior parte do tempo das empresas estão concentrados nas atividades de:

Neste cenário, a realização do Compliance Tributário se mostra como a melhor alternativa para as empresas conseguirem atender de forma eficiente todas as regras exigidas pelo fisco de forma que sua atividade fiscal seja realizada de forma antecipativa e não mais reativa reduzindo assim os custos bem como tendo um melhor posicionamento no mercado.


Síntese: